segunda-feira, 24 de agosto de 2009

REVÓLVERES RUSSOS



O Ots-38 “revolver silente”.


O Ots-38 é um SA/DA desenvolvido pelo KBP - Instrument Design Bureau, sediado em Tula. O revólver de cinco câmaras calça a munição silenciosa 7.62mm SP-4, com pistão interno ao cartucho e excelente alcance efetivo de 50 metros.



O sistema do gatilho admite três posições: repouso, segurança (ou semi-engatilhado) e engatilhado. O sistema de alimentação, com um tambor basculante, permite que a arma seja municiada e desmuniciada com extrema agilidade, mas, sobretudo, funciona, como segurança, prevenindo disparos em função de quedas eventuais do revólver. A munição é sempre conduzida em clipes.




Como acessório, o OTs-38 leva miras laser. A associação da mira laser e este conceito propicia que se dispare a munição silente com a mão velada sobre um tampo de mesa, ou casaco, por exemplo, e em posição física insuspeita, fazendo pontaria através do ponto vermelho.

A arma tem dimensões de 191 x 40,2 x 140 mm, sendo ideal para o uso por serviços reservados.



U-94 ‘‘Udar’’


O U-94 Udar é um SA/DA com o cão protegido por uma estrutura de segurança contínua ao cabo sintético, mas acessível ao polegar através de uma abertura na parte superior dessa mesma estrutura.



O revólver de cinco câmaras, nas três versões Udar, Udar-S e Udar-TS, calça as munições nos calibres 12.3x50mm, 12.3x22mm e 12.3x40mm, respectivamente. Tais munições são derivações do calibre 32 gauge.

Como revólver de cartuchos de bagos, o Udar é um parente bastante operacional do nosso RT Judge, sendo adotado pelas FFEE russas, as Spetsnaz, e pelas forças policiais do seu país de origem.



As munições preparadas para o Udar são carregadas com uma grande variedade de insumos, entre os quais projéteis do tipo "armor piercing", munição incendiária, balas de borracha (não-letais) e, sobretudo, projéteis múltiplos.

O guarda-mato se alonga em direção ao robusto reforço sob o cano para formar uma superfície vertical de manobra presente, atualmente, nas três versões supracitadas da arma.

O U-94 "Udar" é outro projeto do KBP concretizado na famosa fabrica de Tula.



Revólver MP-412 "REX"

O MP-412 é uma SA/DA basculante, ou "top break" com ejeção automática, de seis câmaras, frame e cabo em polímero, que calça munição no calibre .357 Mag.




O MP-412 "REX" é fabricado pela Izhmash, mesma fabricante dos rifles da família AK, do sniper Dragunov, da espingarda Saiga, e de várias submetralhadoras indefectíveis.

Supõe-se que seja uma arma extremamente robusta; a precisão intrínseca é dita excepcional, sendo que a chancela da Izhmash pesa mais que qualquer outra do planeta em relação à alta confiabilidade de armas leves.

O revólver foi desenvolvido para exportação, de onde o acrônimo REX (REvolver for EXport), figurando, outrossim, na lista de armas adotadas pelas Spetsnaz, porém, teve a sua chegada ao Ocidente vigorosamente boicotada pelas empresas do suposto mercado livre, não sem razão temerosas da concorrência.





A extrema agilidade que os "top breaks" propiciam em relação ao municiar e desmuniciar completa-se com o uso concomitante de clipes ou "jet loaders" e os russos amam esse sistema desde os primeiros tempos do revólver no mundo das armas de mão.

Um comentário:

Pabipakigrafo disse...

Ae pesquisei alguns sites sobre armas de fogo e achei esse e que pelo visto muito bom, show de bola!!!!!