quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Dica: Como Reagir Imobilizado



Primeira situação: abordagem por trás com gravata em pé.



Vamos supor que uma mulher seja imobilizada por trás com uma gravata.

Se a gravata for dada com o braço esquerdo, a fronte do oponente ficará visível do lado direito da cabeça da vítima. Surgem, então, duas possibilidades preferenciais:

1 - usando, se possível, a empunhadura dupla, alvejar a fronte do agressor;
2 - alvejar a baixo ventre ou a coxa deste com a mão esquerda, enquanto a direita se posiciona entre o braço do oponente e o pescoço da vítima.

Na hipótese "2", a vítima vai estar evitando o desarme ao movimentar a arma no lado em que o agressor está com o braço ocupado.

Se a gravata for aplicada com o braço direito, inverte-se esse esquema.

A hipótese "1" depende da oportunidade: a fronte do agressor estar no mesmo plano ou altura que a da vítima e esta sentir que pode alvejá-la com facilidade.

A vítima deve, ainda, tentar valer-se da empunhadura dupla para dificultar o desarme: (1.1) se o pulso da mão que segura a arma for seguro pelo agressor, a vítima deve passar a arma à mão fraca imediatamente e tentar alvejá-lo nas regiões indicadas na hipótese "2".

Uma vez que haja um distanciamento entre agressor vítima, quiçá, por força do primeiro ou primeiros disparos, esta deve assumir a sua posição ideal de tiro, base e empunhadura, e mirar sobre a "mosca", ou seja, o lado esquerdo do peito do alvo - vide: Dica: Advertência Sobre Tiro de Advertência .


Uma simples gravata, especialmente, se aplicada por um homem forte numa mulher, pode causar interrupção do fluxo sanguíneo e do fluxo de oxigênio para o cérebro, causando perda dos sentidos na vítima em poucos instantes.


Obsão 1: se esses movimentos puderem ser praticados com uma arma de brinquedo e o auxílio de um instrutor particular de defesa pessoal, pode haver um condicionamento que evite a necessidade de refletir sobre como reagir no momento crucial em questão, quando não se deve hesitar.

Obsão 2: aquele estrangulamento aplicado no chão pelo Bruce Lee em alguns filmes, semelhante a uma gravata, que não permite ao oponente mover as mãos inviabiliza a defesa com armas, obviamente, por isso foi mencionada a gravata em pé.


Segunda situação: o agressor segura pulso ou aplica chave de braço em pé.


Neste caso, estique o braço imobilizado, distanciando-se do agressor e alinhe o corpo de lado em relação a ele; saque a arma com a mão disponível, empunhando-a junto ao seu peito. Evite o disparo contra seu próprio braço imobilizado, (1) mirando o agressor, preferencialmente, no baixo ventre, no caso da chave de braço em pé, e (2) mirando o peito do oponente, no caso do pulso seguro.

Convém treinar o saque e mesmo o tiro com a mão fraca esporadicamente para a eventualdade de que a mão forte esteja imobilizada por um agressor, bloqueada por qualquer tipo de objeto, ou ferida. Convém, ainda, ter a sua arma, ou uma "backup", em posição que possibilite o saque com a mão fraca em caso de necessidade.


Obsão 1: é muito fácil liberar o pulso seguro por um agressor de qualquer porte físico, quando se tem treinamento em defesa pessoal, mas quando se não tenha, já bastam os passos acima.

Obsão 2: os movimentos do Aikido são excelentes para complementar a defesa pessoal com armas, inclusive, de fogo, pois foram compilados para a defesa do lutador munido de espada quando este fosse seguro por oponentes.


Nenhum comentário: