segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Os Exportadoes Brasileiros De Defesa








Em face das políticas de arrocho sobre armas e munições que persistem e recrudescem, conquanto a proposta desarmamentista tenha sido derrotada pela via democrática direta no Brasil, aficcionados por tiro esportivo e colecionadores chegam a pedir um retorno à conjuntura política dos anos sessenta e setenta. Há quem use com nostalgia, inclusive, a palavra ditadura.

Bem, a última coisa de que o Brasil precisa é de uma ditadura. Ditaduras geram péssimas imagens comerciais para os países em que se instauram.

Os EEUU elegeram um presidente negro e que se autoproclama progressista, recentemente. Para que isso tenha chegado a ser possível, grandes "lobbies" e conglomerados agiram em favor do candidato.
Ora, por que esses grupos empresariais tomaram essa posição?

Porque a imagem dos EEUU como um país "de linha dura" vem causando perdas nas relações comerciais internacionais. A imagem do presidente Obama tende a deixar os investidores e parceiros comerciais daquele país mais confortáveis.

O que havia no regime de força e que deve voltar a haver no Brasil, como há nos países mais estáveis e bem consolidados econimicamente, incluindo os EEUU, a Rússia, a União Européia inteira e a China, são - instituições mais fortes, sobretudo, forças armadas e serviços de inteligência.

A PF, há alguns anos, foi alvo de escândalo por ter "grampeado" oficiosamente o senhor Fernando Henrique Cardoso, então, Ministro da Fazenda, se não me engano, e, ainda, outros Ministros, Senadores e etc.

Esse poder de polícia oficial e oficioso das instituições umas sobre as outras, sobre os agentes públicos políticos, sobre os delinqüentes, sobre os ativistas e outros seguimentos é o que, com efeito, leva os países "para os eixos". Isso e mais uma boa diplomacia que nós, por sorte, já temos.

Ditaduras agem de forma muito ostensiva, enquanto que a tendência hoje no mundo inteiro é de se exercer controle forte de todas as atividades relacionadas à segurança nacional e ao bem comum de forma discreta.

Pode haver perfeitamente um "socialismo rosado" semelhante ao europeu no País, ou um regime mais à direita, tanto faz, na verdade, desde que haja instituições que fiscalizem e "moderem" as atividades políticas, sociais e, por via de conseqüência, econômicas, tendendo apenas a favorecer os interesses nacionais frente aos estrangeiros e nada mais.

Esse é o caminho do sucesso e é o que deve acontecer, querendo-se ou não.

Em regimes assim, vendem-se armas até de dotação para cidadãos civis sem muita preocupação.

...

DEFESA BR

Muito agradável de se ler esse site, que, inobstante, salvo engano meu, parece não estar sendo atualizado, há algum tempo (hoje, em 19 de junho de 2009, vê-se que o site está sendo regularmente atualizado). Igualmente agradável e profícua é a leitura do blog DEFESA BR, este permanentemente atualizado e também de grande valia.


O site, com o artigo introdutório que dá título também a este tópico:
www.defesabr.com/Md/md_exportadores.htm#Intro

O blog:
defesabr.com/blog/

...

EM APÊNDICE.


Hino da República Federativa do Brasil.

-Imagens da tropa e arsenal do Exército Brasileiro ao fundo.



Nenhum comentário: